Dia da Proclamação em Portugal

Republic Day in Portugal in 2021 | Office Holidays

Data da Proclamação da República em Portugal: 5 de outubro
Portugal comemora a Proclamação da República como feriado.

A Proclamação da República é celebrada todos os anos no dia 5 de outubro em Portugal.

História da Proclamação da República de Portugal
Durante as Guerras Napoleônicas em 1807, as forças francesas de Napoleão I atacaram e ocuparam Portugal. Napoleão foi conivente com a Espanha para atacar e dividir Portugal. A família real portuguesa transferiu-se para o Brasil e fez do Rio de Janeiro a sede de seu poder e influência.

Portugal estava livre da influência francesa, em 1811. No entanto, a família real portuguesa optou por ficar no Brasil. Em 1815, a família real fez do Brasil um reino separado igual a Portugal. João VI ascendeu aos dois tronos em 1816 governando Portugal e Brasil.
O exército português apoiou uma revolta popular em 1820, que visava transformar a atual forma de governo em um governo constitucional. João VI trocou o Brasil por Portugal e deixou seu filho mais velho, Dom Pedro, para governar o Brasil. Os brasileiros eram contra a partida de João e, assim, proclamar sua independência em 1822. Pedro assumiu o título de Pedro I ao ser nomeado governante constitucional do Brasil. Em 1822, Portugal adoptou a sua primeira constituição.

Quando João morreu em 1826, seu Pedro I o sucedeu ao trono português como Pedro IV. Pedro mais tarde renunciou em favor de sua filha, Maria II, também conhecida como Maria da Glória, que tinha 7 anos na época. A agitação política marcou o reinado de Maria II, embora os absolutistas tenham sido derrotados.

Carlos I conferiu ao Primeiro-Ministro João Franco poderes ditatoriais enquanto o governo continuava paralisado em 1906. Em 1908, Carlos e o filho mais velho foram mortos a sangue frio em Lisboa. Manuel, o filho mais novo de Carlos, subiu ao trono como Manuel II aos 18 anos. O exército e a marinha apoiaram uma revolução republicana em outubro de 1910 que derrubou Manuel e criou um governo republicano provisório. O primeiro presidente eleito da Primeira República de Portugal foi Manuel José de Arriaga.

Portugal Proclamação da República, Tradições, Costumes e Atividades
Todos os anos, no dia 5 de outubro, Portugal celebra a Proclamação da República com várias atividades e desfiles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *